Revista Se Liga bate recorde de participantes no primeiro encontro de 2015

Do Projeto


Em um primeiro momento, a reunião que abriria a temporada 2015 do projeto de extensão Revista Se Liga aconteceria em uma das salas de aula da Unemat, mas logo as carteiras foram preenchidas.  A presença de 50 jovens adolescentes em um dia chuvoso surpreendeu e o jeito foi levar o evento para o Anfiteatro de Letras.

O encontro aconteceu no dia 19 de março (quinta-feira), das 14 horas às 17 horas, com participação de alunos das escolas de Alto Araguaia (E.E. Arlinda Pessoa Morbeck, E.E. Maria Auxiliadora, E.E. Carlos Hugueney, Colégio Objetivo e Escola Municipal José Inácio Fraga) e Santa Rita do Araguaia (E.E. Alfredo Nasser)

Jovens entre 12 e 16 anos, que estudam do 6° ano do Ensino Fundamental até o Ensino Médio, aceitaram o convite para conhecer e fazer parte desta ideia educomunicativa. No encontro, a professora Antônia Alves, coordenadora do projeto, apresentou os membros da equipe gestora (professores da Universidade e rede pública de ensino, acadêmicos, egressos do curso de Jornalismo).  Em seguida, os alunos que já participavam do projeto puderam contar sobre o processo de criação da revista.

Quebrando o gelo


Os novatos foram recebidos com uma brincadeira. Segurando um fósforo aceso, cada estudante se apresentou e falou de suas expectativas entre chamas que apagavam antes da hora e muitos risos.  À medida que todos se conheciam, o gelo da timidez derretia, permitindo que se sentissem a vontade no grupo.

Apresentações feitas, já era hora de iniciar os trabalhos. Foram apresentadas informações sobre a revista e discutida a possibilidade da quarta edição ser feita em formato digital, com espaço para vídeos, animações e até mesmo jogos on-line.  A novidade que mais animou os estudantes, no entanto, foi à possibilidade de uma parceria com a cidade de Itiquira.  A ideia é que uma parte da revista seja feita pelos jovens do município vizinho.

Dentro do projeto, os alunos que atuam em Alto Araguaia se tornarão multiplicadores do conhecimento, pois eles poderão ministrar oficinas para estudantes de Itiquira, explicando todo o processo de confecção da revista.


E ai, sobre o que vamos falar?

Eveline Baptistella, que faz parte da equipe gestora do projeto e é professora efetiva do curso de Jornalismo da Unemat, realizou a discussão sobre que temas a revista irá abordar e quais os minicursos e oficinas que deverão acontecer durante o semestre.

Para que as ideias fluíssem e todos pudessem opinar, os estudantes foram divididos em cinco grupos.  Assim cada um apresentou e expôs suas sugestões de pauta para os outros participantes.


Política, saúde, esporte, música, moda, redes sociais, meio ambiente, animes e dança foram os temas recorrentes. Dos minicursos e oficinas que despertaram o interesse dos jovens destacaram-se de fotografia, charge, desenvolvimento de jogos, reportagem, telejornalismo, poesia e palestra sobre depressão.

Como tarefa de casa, a equipe gestora orientou os alunos a refletirem sobre aquilo em que são muito bons, de forma que além do aprendizado que ganharão no projeto, também poderão contribuir compartilhando seus conhecimentos.

Quero participar, ainda dá tempo?

As reuniões acontecem toda quinta-feira, das 14 às 17 horas, na Unemat de Alto Araguaia. Podem participar estudantes do 6° ano do ensino fundamental ao 3° ano do Ensino Médio. Aos acadêmicos, egressos da Unemat e sociedade em geral que se voluntariem serão bem-vindos.

Além da revista impressa, o projeto conta com aplicativo, blog, canal no Youtube, versão digital das três edições e Fanpage. E ao final do processo, os alunos recebem certificados das atividades desenvolvidas.

Comentários